Alguma vez pensou como o poder da multimédia pode transformar a forma como vemos um lugar ou compreendemos uma cultura? A multimédia vai muito além de imagens e vídeos bonitos — cria experiências imersivas que despertam a curiosidade, valorizam a identidade local e aproximam gerações. Os projetos multimédia não só atraem visitantes, como também ajudam na preservação de memórias e contam histórias que, de outra forma, poderiam cair no esquecimento.

Como a Multimédia Potencia a Promoção Territorial
1. Identidade visual atraente
A utilização de imagens e vídeos de qualidade permite transmitir a beleza e singularidade de um local, despertando o interesse do público.
2. Aumenta a interação digital
O conteúdo multimédia é altamente partilhável e gera mais interação nas redes sociais, o que permite potenciar o alcance das campanhas de promoção territorial.
3. Torna a cultura mais acessível
As experiências interativas, como visitas virtuais e realidade aumentada, permitem que as pessoas conheçam patrimónios culturais, mesmo à distância, incentivando o turismo.
4. Preserva e reinterpreta a história
Arquivos digitais, documentários e reconstituições virtuais ajudam a manter vivas as tradições, permitindo que as novas gerações compreendam o modo de vida e os costumes de antigamente. Esta ligação entre o passado e o presente é essencial para fortalecer a identidade cultural.

Histórias que marcam
Várias autarquias e regiões têm investido em estratégias multimédia como forma de preservar a sua história e identidade local. Como também, para promover o turismo e dinamizar a cultura.
Desde documentários sobre tradições locais até às aplicações interativas, que guiam visitantes por roteiros históricos, a multimédia pode ser uma poderosa ferramenta na promoção do território.
Um excelente exemplo é o projeto multimédia do Centro Interpretativo do Brulhão, em Vales do Rio (concelho da Covilhã), que tem como tema central uma iguaria da gastronomia local – o Brulhão, preservando, acima de tudo, os valores materiais e imateriais ligados à vida rural, na celebração da memória coletiva das suas gentes.

Preservar o passado, projetar o futuro
O investimento em projetos multimédia que visam a promoção dos territórios e da sua cultura, tem-se revelado fundamental no destaque à identidade local e na atração de novos públicos. Além de potenciar o turismo, estes novos projetos permitem preservar e divulgar o património cultural material e imaterial, garantindo que as próximas gerações tenham acesso à história que escreveu o passado e que molda o presente e o futuro.
A combinação de diferentes formatos visuais e interativos, permite contar histórias envolventes, que despertam a emoção e criam uma conexão dos utilizadores para com o património local, reforçando o sentimento de identidade e de pertença.
Na Global Creative, acreditamos no poder da multimédia para dar vida à cultura e ao território. Desenvolvemos soluções inovadoras e personalizadas para autarquias, centros interpretativos e projetos culturais que querem destacar-se e deixar uma marca no tempo.