Saiba como escolher o título para o seu livro
A primeira impressão faz a diferença; por isso, escolher um bom título é um passo fundamental para o sucesso do seu livro. Partilhamos consigo algumas dicas para o efeito:
• Fiel ao conteúdo
O título deve refletir o tema, o tom e o conteúdo do seu livro. É importante cativar a atenção do consumidor, mas não é menos importante ser fiel ao conteúdo. Caso contrário, o leitor sentir-se-á frustado no momento da leitura.
• Claro e conciso
Um título claro e conciso é geralmente mais eficaz. Evite títulos muito longos ou complicados que possam confundir os leitores, a menos que o projeto literário o exija.
• De fácil leitura e… memorável
Tente escolher um título que seja fácil de ler e de lembrar, e que, simultaneamente, cative a atenção do leitor. Um título cativante é uma grande vantagem na hora de atrair leitores.
• Sem clichês
Evite clichês ou títulos genéricos que não se destaquem. O título quer-se único e original.
• Quem vai ler?
Coloque-se no lugar do leitor. Pense no público-alvo do seu livro ao escolher um título. O objetivo é “falar” para o público certo.
• Está disponível?
Este passo é muito imporante: antes de tomar uma decisão final, verifique se o título escolhido não está no mercado. É fundamental para evitar conflitos de direitos de autor e para garantir que o seu livro não é confundido com outro nas livrarias.
• Funciona?
O título certo pode surgir no princípio ou no final do processo de escrita. Caso surja no princípio, não se esqueça de verificar, no final, se se mantém fiel ao conteúdo. Não tenho receio de pedir opiniões a amigos, familiares ou colegas de confiança. Quem está “de fora” pode oferecer novas perspectivas. Se tiver várias opções de título, teste-as com um grupo de leitores beta ou potenciais leitores para ver qual deles tem a melhor recepção.
Lembre-se: escolher um título pode ser uma decisão pessoal e subjetiva, mas é, em grande parte, responsável pelo sucesso na comercialização do seu livro. Dedique o tempo necessário para escolher o título certo, que represente bem o seu trabalho e atraia os leitores.
Global Creative Books é o parceiro de referência para publicar o seu livro de forma independente
Este texto foi parcialmente desenvolvido pela ferramenta “ChatGPT”.
Pergunte-nos como pode otimizar os processos da sua empresa com a Inteligência Artificial.
Publicações relacionadas
- All Post
- Books
voltar Quer publicar um livro? Tem mesmo de ler este artigo Em Portugal, o mercado do livro cresceu 16 %…
Outros tópicos
- All Post
- Books
- Events
- Studio
voltar Team building: a união faz a força O mercado está cada vez mais competitivo e as empresas procuram estratégias…
voltar Saiba como escolher o título para o seu livro A primeira impressão faz a diferença; por isso, escolher um…
voltar Eventos Corporativos: o quê, porquê e para quem? O evento corporativo (interno ou externo) é uma peça-chave na estratégia…
voltar Chat GPT, fala-me sobre ti… Desafiámos o Chat GPT (3.5) a explicar-nos, na primeira “pessoa”, quem é e ao…
voltar Inteligência Artificial: o que é? Muito se tem dito e escrito sobre o tema. Neste artigo, desenvolvido parcialmente por…
voltar O marketing digital está a transformar as empresas portuguesas Neste artigo, abordamos as razões pelas quais o marketing digital…